sexta-feira, 22 de junho de 2007

::Graça é::


GRAÇA É.... Mais o que é Graça? Fico me perguntando, perguntando, ouvindo , ouvindo e por vezes me pego sem entender, o que realmente vem ser a manifestação da Graça. Creio que uma forma de explicar o que é Graça é começar a dizer o que não é Graça: Bem não é graça viver debaixo da escravidão.E o que é escravidão? Escravidão é viver sob as tensões das regras – sejam elas quais forem – A Escravidão é não ter vida própria, é viver convencido que sempre tem alguém que manda, é viver com pressões e impressões sobre tudo e todos, é racionalizar tudo e todos, é viver preso “sempre” ás leis naturais, é acreditar que “tudo na vida tem um preço”, é crer que a satisfação só existe se “pagarmos o preço”, é “pagar o preço” de algo que não se sabe o preço, é viver com a certeza que algo ruim sempre acontecerá, é não viver a vida e suas sensações para poupá-la para o futuro, pois o que o futuro nos oferece a não ser o que “imaginamos”? A Escravidão por definição é sujeição, submissão – é estar debaixo de um Senhor e/ou senhorio que comanda todos os atos da pessoa. Bem na escravidão a pessoa não tem direito, pois ao escravizar-se tornamo-nos como os animais que estão “dentro de uma gaiola”. Uma Gaiola onde somos alimentados por outros – e comemos somente o que nos servem, pois não temos direitos de escolher nem a própria comida, não temos o direito de nem mesmo saber quando é noite ou é dia. Em uma gaiola podemos ver as coisas bonitas da vida, porém somente entre as grades e, nunca podemos tocá-las e jamais sentiremos as sensações de liberdade, pois na gaiola o mundo se resume em alguns centímetros, ou metros quadrados.

GRAÇA É..... O pior é que nos acostumamos em viver nessa escravidão – Gaiola – Acreditamos até que não é tão ruim assim viver dentro dela, pois temos comida, onde dormir, uma pseuda segurança – nos acostumamos com as condições que são nos rodeiam e, por fim vivemos uma vida politicamente decente. A Escravidão são as regras que regem a vida de todos os seres humanos, pois quando observamos os psicólogos e antropólogos somos levados a acreditar que a vida de todas as pessoas tem uma seqüência lógica e que nada na vida é abstrato e, sim tudo é “enquadrado” em alguns perfis que os mais inteligentes nos ensinaram. A vida tornasse com a escravidão lógica, ou seja, tudo pode ser previsto. Como exemplo podemos avaliar nossas crianças, pois á elas nós ensinamos que se não estudarem não conquistaram nada na vida e, definimos isso como uma regra para todas as pessoas.

GRAÇA É... As instituições que deveriam nos ensinar sobre a Graça, estão contaminadas pela escravidão. Se olharmos para a família – instituição importante para todos os seres humanos- observamos algo terrível, pois todas sem exceção vivem várias mentiras como: A falsidade no casamento, nos relacionamentos entre os familiares mais chegados, os distúrbios entre os irmão, pais e filhos, a busca pela casa, carro, bem estar e tantas outras situações que quando percebemos – olha nós de novo vivendo uma Escravidão - A Igreja que deveria ser uma instituição “sagrada” tornou-se um verdadeiro antro de mentirosos e pessoas obstinadas pelo “poder”, pela “autoridade”, pela “razão”, pelo “desejo desenfreado de ser o melhor”, ser “líder”. Acredito que o que lemos ou ouvimos sobre Graça tem haver com “o que é Graça” e não tem muito haver com “o como viver a Graça” – Há uma diferença muito grande entre o “o que fazer” e o “como fazer” – Isso quer dizer “o que fazer” está relacionado sobre o conhecimento de algum tema, ou seja, é estudar sobre o assunto, ter uma teoria sobre ele, desenvolver um intelecto sobre o tema, é até escrever livros sobre o assunto. Mas não necessariamente viver o que se fala. Quando vivemos o “O que fazer” estamos muito distante da realidade, pois não temos a essência do o que queremos, ficamos somente no superficial e nunca penetramos no que é verdadeiro, nunca vivemos o que é real...

GRAÇA É.... Acredito que o que lemos ou ouvimos sobre Graça tem haver com “o que é Graça” e não tem muito haver com “o como viver a Graça” – Há uma diferença muito grande entre o “o que fazer” e o “como fazer” – Isso quer dizer “o que fazer” está relacionado sobre o conhecimento de algum tema, ou seja, é estudar sobre o assunto, ter uma teoria sobre ele, desenvolver um intelecto sobre o tema, é até escrever livros sobre o assunto. Mas não necessariamente viver o que se fala. Quando vivemos o “O que fazer” estamos muito distante da realidade, pois não temos a essência do o que queremos, ficamos somente no superficial e nunca penetramos no que é verdadeiro, nunca vivemos o que é real... Creio que o melhor é vivermos o “como fazer”, pois nesse sentido somos levados a experimentar as coisas, isso é, viver é sentir, viver é perceber, viver é estar atento aos detalhes da vida, viver é perceber os anos passando, é namorar, noivar, casar, ter filhos, sorrir, chorar, dar certo, dar errado, sofrer, ganhar, perder, descontrair, contrair... sim , não são palavras que estão ligadas a Graça, pois a vida é feita de altos e baixos, certezas e incertezas, sorte e azar, vida e morte, acerto e erro.

GRAÇA É... No “como viver” a Graça não tem regras – eu disse NÃO TEM REGRAS – É viver como se amanhã não existisse(Lucas 6), é acreditar que amanhã é um lugar tão longe que não vale a pena esperar por ele, é estar tão motivado a viver aqui e agora que tudo vale, tudo pode, tudo é sagrado( sei que sua cabeça “escrava” esta pensando nos “pecados” que existem no “vale tudo” “tudo pode” que acabei de mencionar) Porém eu desafio você há pensar, pelo menos um pouquinho, com a visão da Graça(favor imerecido), imagine se você estivesse sem regras, sem escravidão, sem pecado... Imagine se você tivesse o poder que fazer o que você bem entendesse – isso o tempo todo – será que você só pensaria em coisas ruins – será que pensaria somente em sexo, em drogas, em pecados, em regras... Não! Você estaria livre para viver a Graça que Jesus nos deu! Imagine um mundo onde as pessoas movidas pela Graça amassem uns aos outros, Imagine que a natureza conspirassem a seu favor.... Bem sei que o John Lennon escreveu sobre a imaginação muito melhor que eu... Creio que ele teve uma visão do que é Graça manifestada, o que é Graça de verdade!

GRAÇA É... Sabe quando se tem Graça não tem barreiras entre as pessoas, quando se tem Graça há a manifestação do Poder de Deus, as ações são ilimitadas, extravagantes, exageradas e incalculáveis. No como viver a Graça as regras estão expostas ao ponto de não mais terem efeitos sobre nossas vidas, a lei some ante a manifestação da Graça, os erros são encobertos, os pecados não são mais contados e sim eliminados, as carências são supridas, o amor extravagante de Jesus é manifestado de forma incontestável! Quando a Garça nos invade, todo dia é uma festa, é uma alegria, até mesmo as doenças são vistas e vividas com outros olhos pelos que estão vivendo nessa manifestação tão grandiosa, que muda o jeito de se de cada um. A Graça nos acompanha com e, nos alegra em cada ação que fazemos. Não! A Graça é sem dúvida o poder derramado de Deus em nossas vidas, não é merecimento, não é algo que possamos pagar, não é uma “coisas” que com o passar do tempo ganhamos, não é algo que herdamos de nossos pais ou ancestrais, não um “mover” de algo que leva até alguma coisa, não é uma descrição de regras previamente estabelecidas por aqueles que um dia receberam a Graça, pois a Graça é única para todos e única para cada um também.

Valeu

Paulo Bregantim

2 comentários:

Anônimo disse...

Texto edificante, desafiador, tranquilizadoramente bíblico porque afinal, é anti-religião.
Há muito que extrair desse texto e
claro, meditar.

Unknown disse...

A graça descrita nas palavras de Paulo é a realidade de tempos e que sem sombra de duvida é o que vivemos atualmente.